Wednesday, October 22, 2014

Lisboetas

Título: Lisboetas
Realizador: Sérgio Tréfaut
Ano: 2004 



Lisboetas é um documentário português, que venceu vários prémios, sobre a nova vaga de emigração que atingiu portugal no final do século passado, vinda essencialmente da Europa de Leste (Ucrânia, Moldávia e Roménia, especialmente) e da Ásia (da China e da Índia, essencialmente). Em Setúbal, por exemplo, a comunidade ucraniana é a segunda minoria mais numerosa da cidade, logo a seguir à cabo-verdiana.

Estas comunidades (tal como todas as minorias) são normalmente alvo de discriminação na nossa sociedade. Este documentário ajuda a combater essas ideias e a derrubar os preconceitos e esteriótipos existentes. Por exemplo, nem todos os chineses trabalham em lojas económicas, nem todos os ucranianos vêm para trabalhar nas obras ou nem todos os indianos vendem flores à noite.

Lisboetas é, por isso, muito importante, porque ajuda a entender porque é que essas pessoas emigram, procurando em Portugal melhores condições de vida para si e para as suas famílias. No fundo, têm as mesmas necessidades que nós e procuram as mesmas coisas, apesar de algumas diferenças culturais: têm religiões diferentes ou hábitos distintos. No entanto, devemos viver todos juntos e em paz.

O documentário não faz entrevistas às pessoas, o que não deixa perceber o que elas pensam. Mas vemo-las no seu dia-a-dia, que não é fácil, especialmente quando têm que lidar com a burocracia nacional. Também percebemos como é difícil para eles arranjar trabalho e como são explorados, só por serem emigrantes e estarem em situação ilegal no país. As pessoas criticam muitas vezes que os emigrantes não se querem integrar, mas aqui percebemos que essa integração nem sempre é fácil e não depende só deles.

Lisboetas passa-se em Lisboa, mas podia ser em Setúbal. É um filme muito português. Por vezes é aborrecido, mas no geral é muito interessante por mostrar outro ponto de vista.