Wednesday, June 25, 2014

Gran Torino

Título: Gran Torino
Realizador: Clint Eastwood
Ano: 2008 



Gran Torino é a história de Walt, interpretado por Clint Eastwood, um velhinho viúvo e com muito mau feitio, daqueles que está sempre a dizer "no meu tempo não era assim". Walt é também um pouco amargo, porque os seus filhos são também algo interesseiros, e muito racista. Ele vive num bairro americano, onde existe uma grande comunidade de mexicanos e hmongs. Os hmongs são um grupo étnicos das montanhas da China, do Vietname, do Laos e da Tailândia.

Apesar de ser um pouco racista, Walt faz amizade com um jovem hmong. Walt encontra nesse rapaz a amizade que lhe falta com os seus filhos e restantes familiares. É assim que se justifica o nascimento dessa relação. E Walt vai ajudar aquela família a integrar-se na sua comunidade. Gran Torino é um filme em que o diálogo cultural vence o medo da diferença, provando que pessoas de diferentes culturas podem e devem coexistir e que, apesar das diferenças de hábitos e costumes, todos somos iguais no essencial.

Além disso, o filme mostra que qualquer pessoa nunca é velha demais para aprender. Walt é um velhinho que já viu e viveu muito, mas mesmo assim está disposto a uma experiência nova, junto daquela comunidade que dantes desprezava. Isso passa uma mensagem importante de que não devemos ter receio de experimentar coisas novas e diferentes.

Gran Torino é também um drama triste, porque não tem um final propriamente feliz. Walt morre, mas morre feliz, porque sabe que a sua morte significou muito para a comunidade hmong de quem se tornou amigo e para o bairro onde sempre viveu.