Wednesday, May 14, 2014

Cinema Paraíso

Título: Nuovo Cinema Paradiso
Realizador: Giuseppe Tornatore
Ano: 1988 



Cinema Paraíso passa-se na Sicília, nos anos 50, e é o nome de uma sala de cinema, onde trabalha o velho Philippe Noiret. Salvatore Cascio é uma criança que cresceu sobre a sua protecção, crescendo para a vida ao mesmo tempo que os filmes iam sendo exibindo. O filme funciona em regime de flashback: quando Philippe Noiret falece, Salvatore Cascio revê e avalia toda a sua vida nas últimas cinco décadas.

O filme é uma mensagem de amor e uma homenagem ao próprio cinema. É uma história nostálgica que faz lembrar, aos espectadores mais velhos, todo o tempo passado no escuro das salas de cinema, quando os filmes eram máquinas de sonhos, muito antes de aparecer a internet. Apesar de se passar em Itália, com todas as características do período italiano, há muitas semelhanças com o passado português.

A história de Cinema Paraíso é também uma história de crescimento, sobre como mudamos e crescemos, aprendemos coisas novas e descobrimos outras tantas. E os filmes têm aqui um papel decisivo, tal e qual como neste projecto. É também uma história que fala sobre o valor da família, algo que se tem perdido nos últimos anos. Por isso, Cinema Paraíso é também um filme sobre o tempo, sobre a passagem do tempo e sobre o diálogo entre o passado e o futuro, mostrando que o presente não existe: ou já passou ou está para vir.